Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 2

No final da primeira quinzena celebra-se o fim do shougatsu. A data é conhecida como koshougatsu, ou “pequeno Ano-Novo”. Em algumas regiões o koshougatsu recebe o nome de onna-shougatsu, ou “Ano-Novo das mulheres”, porque elas só conseguem descansar depois de passadas as festividades tradicionais. Se os três primeiros dias do ano novo têm caráter público, a comemoração do dia 15 é mais familiar e intimista.
Nessa noite acontece o dondo-yaki ou sagichou. Os enfeites como kadomatsu, hamaya e shimekazari são reunidos pelas crianças ao longo do dia, e à noite são queimados numa fogueira. Ao incinerar estes objetos, o deus do Ano-Novo estaria sendo enviado de volta ao céu. Diz a tradição que comer mochi (bolinho de arroz) assado neste fogo santo é garante-se a boa saúde durante o ano todo.
Alimentação:
No dia 11 ou dia 15, dependendo da região, acontece o kagamibiraki, ou o ato de “abrir” o kagamimochi, enfeite preparado com dois mochis de forma arredondada. O bolinho de arroz é separado sem uso de faca, porque é oferenda a deuses e objetos cortantes lembram a morte. Na região de Kansai este mochi é comido no dia 15, assado na fogueira do dondo-yaki. Dizem que ao comer este mochi a pessoa recebe a sorte trazida pelo deus do Ano-Novo e terá saúde o ano todo.
O mochi também pode ser comido com o azukigayu, um mingau de arroz com feijão azuki. Acredita-se que a cor avermelhada do feijão espanta os maus espíritos, dando proteção à saúde e à vida em família durante o ano. Este mingau também é oferecido aos deuses nos templos xintoístas como Kamigamo e Shimokamo, em Quioto. Em templos como Kumano e Suwa lê-se a sorte usando o mingau, neste mesmo dia (15). Independentemente do resultado, no dia 16 a vida volta à normalidade para os que mantêm a tradição, quase duas semanas depois do Japão contemporâneo.


Últimas Notícias

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 2

    No final da primeira quinzena celebra-se o fim do shougatsu. A data é conhecida como ko...

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 1

    Após uma semana de recesso, em que quase todas as empresas param, exceto as do setor de...

  • Ano Novo no Japão

    Virada do Ano no Japão
    No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada...

  • Natal no Japão

    Natal no Japão
    Como sabemos, o Natal é essencialmente um feriado religioso na qu...