Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 1

Após uma semana de recesso, em que quase todas as empresas param, exceto as do setor de serviço, os japoneses voltaram ao batente no dia 3 e o arquipélago retomou o ritmo frenético. Mas o Ano-Novo ainda não terminou, ao menos para aqueles que mantêm vivas as tradições.
Muitas atividades relacionadas ao início do novo ciclo acontecem depois do sanganichi, os três primeiros dias de janeiro, até o dia 15 de janeiro, período chamado de matsunouchi. O nome refere-se ao enfeite de Ano-Novo kadomatsu que deve ser mantido na casa até esta data. Não devem ser retirados antes, porque acredita-se que Toshigami, deus do novo ano, aloja-se no kadomatsu – que é feito com galhos de pinho, bambu e palha de arroz e colocado na entrada principal da casa para afastar os maus fluídos
Alimentação
A alimentação é um dos itens que mais persistem entre as antigas tradições. Um dos mais populares é o nanakusa-gayu, um mingau de arroz com sete ervas, que é servido no dia 7. O mingau vem com seri (erva parecida com salsinha), nazuna (bolsa-de-pastor), gogyou (também conhecido como hahakogusa), hakobera (stellaria), hotoke-no-za (erva semelhante a dente-de-leão), suzuna (rabanete) e suzushiro (nabo). Come-se o mingau para desejar saúde para a família, mas na prática tornou-se uma maneira de dar trégua ao organismo, combalido com os excessos do Ano-Novo. De fato, a bolsa-de-pastor tem função diurética, e o rabanete e o nabo são ricos em diastase, que ajuda na digestão. Como a maioria dos japoneses mora longe de locais onde há estas ervas, muitos supermercados vendem o kit completo.


Últimas Notícias

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 2

    No final da primeira quinzena celebra-se o fim do shougatsu. A data é conhecida como ko...

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 1

    Após uma semana de recesso, em que quase todas as empresas param, exceto as do setor de...

  • Ano Novo no Japão

    Virada do Ano no Japão
    No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada...

  • Natal no Japão

    Natal no Japão
    Como sabemos, o Natal é essencialmente um feriado religioso na qu...