Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 1

Após uma semana de recesso, em que quase todas as empresas param, exceto as do setor de serviço, os japoneses voltaram ao batente no dia 3 e o arquipélago retomou o ritmo frenético. Mas o Ano-Novo ainda não terminou, ao menos para aqueles que mantêm vivas as tradições.
Muitas atividades relacionadas ao início do novo ciclo acontecem depois do sanganichi, os três primeiros dias de janeiro, até o dia 15 de janeiro, período chamado de matsunouchi. O nome refere-se ao enfeite de Ano-Novo kadomatsu que deve ser mantido na casa até esta data. Não devem ser retirados antes, porque acredita-se que Toshigami, deus do novo ano, aloja-se no kadomatsu – que é feito com galhos de pinho, bambu e palha de arroz e colocado na entrada principal da casa para afastar os maus fluídos
Alimentação
A alimentação é um dos itens que mais persistem entre as antigas tradições. Um dos mais populares é o nanakusa-gayu, um mingau de arroz com sete ervas, que é servido no dia 7. O mingau vem com seri (erva parecida com salsinha), nazuna (bolsa-de-pastor), gogyou (também conhecido como hahakogusa), hakobera (stellaria), hotoke-no-za (erva semelhante a dente-de-leão), suzuna (rabanete) e suzushiro (nabo). Come-se o mingau para desejar saúde para a família, mas na prática tornou-se uma maneira de dar trégua ao organismo, combalido com os excessos do Ano-Novo. De fato, a bolsa-de-pastor tem função diurética, e o rabanete e o nabo são ricos em diastase, que ajuda na digestão. Como a maioria dos japoneses mora longe de locais onde há estas ervas, muitos supermercados vendem o kit completo.


Últimas Notícias

  • Diferença entre sushis - Niguiri e Oshi

    Existem vários tipos de sushi que ganham diferentes nomes de acordo com o seu modo de ...

  • Diferença entre Sushi

    Existem vários tipos de sushi que ganham diferentes nomes de acordo com o seu modo de ...

  • Imigração Japonesa

    A maior comunidade de japoneses fora do Japão é a do BRASIL – são aproximadamente ...

  • As 10 maneiras de dizer SABOROSO ou DELICIOSO - Parte 10

    10. Shiawase (幸せ)
    Por fim, temos Shiawase, que significa “felici...