Ano Novo no Japão

Virada do Ano no Japão
No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada pelos japoneses são as 108 badaladas do sino (a última badalada ocorre exatamente à meia noite, momento exato da virada do ano). Para o povo japonês, esse ritual celebra a chegada do Ano Novo, assumindo o papel que os fogos de artifício fazem em outros países.
Mas qual a razão das 108 badaladas?
De acordo com as crenças budistas, as 108 badaladas representam os 108 pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, a fim de que o homem possa entrar purificado no novo ano.
Mais quais são eles?
Se referem aos seis sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato e consciência), multiplicado por três reações (positivas, negativas ou indiferentes), que dá um total de 18 “desejos”. Cada um desses desejos pode estar “ligado ou separado do prazer”, portanto multiplica-se por 2, dando um total de 36 “desejos”.
Cada um desses desejos pode se manifestar no passado, presente ou futuro, portanto multiplica-se 36 por 3, dando como resultado 108. Este número é muito frequente nas crenças religiosas indianas, portanto quando o budismo chegou ao Japão (a cerca de 400 aC), este número passou também a fazer parte de várias tradições budistas.


Últimas Notícias

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 2

    No final da primeira quinzena celebra-se o fim do shougatsu. A data é conhecida como ko...

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 1

    Após uma semana de recesso, em que quase todas as empresas param, exceto as do setor de...

  • Ano Novo no Japão

    Virada do Ano no Japão
    No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada...

  • Natal no Japão

    Natal no Japão
    Como sabemos, o Natal é essencialmente um feriado religioso na qu...