Como usar o Hashi de forma correta

A culinária japonesa tem muitas curiosidades. O uso do hashi, os famosos "palitinhos" é uma delas. Na hora de experimentar pela primeira vez as delícias da comida japonesa muitas pessoas encontram dificuldades no uso do hashi.

A tradição do uso dos "palitinhos" começou na China e depois foi levada pelos chineses para o Japão, onde recebeu, por volta do século VII, o nome de Hashi. No início, os japoneses utilizaram o hashi somente para oferecer os alimentos às divindades, pois as mãos eram consideradas impuras. Depois passaram a usar os palitinhos para saborear os alimentos.

Um dos fundamentos de comer com o hashi é o de manter o sabor original da comida, fazendo com que o alimento toque direto a língua, sem interferência. O seu uso da uma elegância a mesa e não é tão difícil quanto parece. Com um pouco de força de vontade qualquer pessoa pode utilizar forma fácil o hashi.

Para começar você deve ficar atento ao posicionamento dos “palitinhos”. A forma adequada para comer é de pegar os dois "palitinhos" com a ponta dos dedos da mão direita ao mesmo tempo, segurando no meio da extensão.Você pode apoiar na mão esquerda enquanto ajeita os dedos da mão direita, posicionando-os para manusear o hashi. (Veja dica nas fotos) .

Depois de saber o básico você precisa ficar atento a algumas dicas para não cometer nenhuma gafe ao saborear a comida japonesa com hashi. Veja algumas dicas: não apoie o hashi na tigela; nunca pegue o arroz ou outros alimentos com hashi na vertical; não segure o hashi muito embaixo perto da comida; não cruze o hashi atrás; não arraste a comida com hashi e não aponte para comidas usando o hashi ou gesticule para as pessoas com ele na mão.

Agora que você conhece os detalhes do uso dos famosos "palitinhos" venha saborear a culinária japonesa e colocar em prática a sua destreza com o uso do hashi.


Últimas Notícias

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 2

    No final da primeira quinzena celebra-se o fim do shougatsu. A data é conhecida como ko...

  • Ano Novo no Japão só termina em meados de Janeiro – Parte 1

    Após uma semana de recesso, em que quase todas as empresas param, exceto as do setor de...

  • Ano Novo no Japão

    Virada do Ano no Japão
    No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada...

  • Natal no Japão

    Natal no Japão
    Como sabemos, o Natal é essencialmente um feriado religioso na qu...